MINUTA DE REGULAMENTO

 

O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas dos torneios de fibra realizados pela ACPS , Associação dos Criadores de Pássaros Silvestres .

Todas as normas constantes neste regulamento , serão aplicadas impreterivelmente tanto nos torneios realizados pela ACPS .

Dos pássaros inscritos – Todos os pássaros participantes , após o inicio do evento , estarão a disposição da equipe organizadora , podendo estes apenas serem retirados  , com o consentimento desta , e de preferência na presença do proprietário , exceção feita , quando terminada a fase classificatória , onde poderão ser retirados os pássaros que não atingiram número de cantos para se classificar .

Da inscrição – A inscrição se dará em ordem numérica crescente , podendo o participante escolher a colocação de sua estaca de acordo com a disponibilidade das mesmas , ficando este obrigado quando da realização desta , apresentar a documentação comprobatória junto aos órgãos responsáveis , bem como a identificação da sociedade a qual pertence , devendo esta manter convênio com a ACPS .

Serão aceitas inscrições de um criador para outro , devendo este levar a documentação do inscrito , bem como efetuar o pagamento no momento da inscrição .

Do horário – Os torneios realizados pela ACPS , terão inicio às 8:30 hs , horário de Brasília , com tolerância de 15 minutos justificados , sem reincidência do criador e não valendo para aqueles que já estiverem escritos , tendo as inscrição como início as 7:15 hs .

Da roda interna – Os pássaros inscritos na roda interna , serão deslocados para a roda externa , de acordo com o interesse da administração do torneio , buscando com isto sempre facilitar a marcação .

Das fêmeas – Não será permitido em hipótese alguma fêmeas dentro do ginásio após estarem abertas as inscrições .  

Padrões de gaiolas – Os padrões para gaiolas , começarão a ser cobrados a partir do ano de 2013 . 

Dos utensílios das gaiolas – Qualquer mudança dentro das gaiolas dos pássaros participantes , se dará ate as 9:00 hs ( puleiros , ganchos , banheiras , etc )  , sendo que as mesmas deverão ser realizadas pelo coordenador da roda , já os cochos de comida não poderão ter altura superior a 7 ( sete ) cm , bem como o numero de poleiros deverá ser de no máximo 6 ( seis ) podendo haver ainda 2 ( dois ) dorminhocos , e as adequações caberão a administração da prova , sem a necessidade de aviso prévio ao proprietário em caso de não localizá-lo , já as capas para as gaiolas , deverão obrigatoriamente serem retiradas fora do ginásio .

Os proprietários dos pássaros participantes , terão como tempo para mexerem em suas gaiolas , o período em que a administração do torneio estiver realizando a contagem entre a primeira e a segunda marcação , sem retira-las do local .

DAS MARCAÇÕES

Todo os marcadores , a cada 50 cantos dos pássaros , deverá levantar a mão e pedir visto . 

- Rodas que tenham mais de 80 pássaros às 9:30 hs , será feita uma varredura de 10 minutos , onde serão retirados os pássaros que não estiverem cantando .

- Rodas que tenham entre 40 e 80 pássaros às 10:00 hs , será feita uma classificação de 10 minutos e a fase final entre 30 e 40 pássaros que deverá ter como prazo máximo para término às 12:00 hs , com 15 minutos de tolerância .

- Rodas com menos de 40 pássaros , terão marcação direta ( final ) entre às 10:30 e 11:00 hs , podendo a critério da organização do torneio existir a varredura até às 10:00 hs . 

Obs : No caso de se ter que mexer na roda , retirar um pássaro após o fechamento final da mesma , está só será ajustada , no caso de faltar mais de 10 minutos para o início da marcação final .

- Dos tempos das marcações .

Varredura entre 5 e 10 minutos .

Fase classificatória 10 minutos .

Fase final 15 minutos .

Da organização das marcações

- A organização dos torneios , irá disponibilizar na frente das gaiolas , no horário pré-estabelecido , cadeiras , onde estarão os marcadores eletrônicos ou fichas , devendo o proprietário ficar em frente ao mesmo e ainda indicando outro marcador no caso de até duas inscrições em seu nome , já quando exceder este número , ficará a cargo da organização da prova arranjar os demais marcadores  sendo que TODOS terão como obrigação a marcação , exceção feita no caso de se trazer marcador qualificado junto para o torneio ( neste caso o marcador deverá ter vindo junto com o proprietário do pássaro de casa ) , o não cumprimento desta norma , acarretará na desclassificação do pássaro devendo este permanecer até o final das marcações para não atrapalhar o desempenho dos demais  .

- O marcador do pássaro não poderá estar fumando , bebendo , ou estimulando o mesmo , devendo este apenas se concentrar na tarefa de marcar .

- Os marcadores serão deslocados para direita ou esquerda , de uma a seis estacas , conforme o número que o dado indicar , ficando estabelecido que par roda para a direita e impar para a esquerda.

- Eventuais reclamações durante a marcação , deverão obrigatoriamente , serem dirigidas aos organizadores da roda , nunca diretamente ao marcador e ainda momento em que o fato estiver acontecendo , não sendo aceitas a posterior , pelo simples fato de ficarmos impossibilitados de agir .

- Cabe aos organizadores , em casos que acharem necessário , indicar um determinado juiz para um determinado pássaro .

Sempre que for possível , deverão ser indicados fiscais para assessorar atrás dos juízes .

- Cabe a organização do torneio , quando julgar necessário , dividir a fase final em duas etapas , sendo que neste caso , os pássaros serão marcados alternadamente , devendo começar a marcação pelo pássaro que mais cantou na fase classificatória .

Cabe ao chefe da roda , fazer cumprir este regulamento em sua totalidade , sempre com educação , fazendo imperar a isenção e a justiça .

Casos omissos neste regulamento , serão decididos pela organização do evento , que são os chefes de rodas e os diretores da ACPS , que estiverem presentes no evento .